TOP SECRET: Veja fotos do depósito secreto dos carros de corrida McLaren
categorias: fotografiatags: esconderijo carros McLaren F1, fotos carros mclaren, imagens depósito secreto mclaren, photographer Darren Heath, unit 2 mclaren ron dennis
publicado: 19/11/2019
Você pode achar que hoje em dia, com a internet, nada mais é totalmente “secreto”. Mas um dos maiores tesouros do automobilismo está muito bem escondido em algum lugar no sul da Inglaterra! Um depósito com uma fachada discreta, chamado Unit 2, é o lugar onde ficam os carros de corrida “aposentados” da McLaren, uma das maiores e tradicionais equipes de Fórmula 1. E ninguém sabe como chegar lá.
Exageros à parte, pouquíssimas pessoas já estiveram por lá, como patrocinadores, pilotos e alguns sortudos puderam ver a coleção de carros, pneus, peças e ferramentas que foram usados pela McLaren desde 1981, quando o controle da equipe foi assumido por Ron Dennis. Uma das primeiras coisas que o novo presidente fez foi determinar que, no fim de cada temporada, cada carro, jogo de pneus, componente ou ferramenta usado naquele ano não fosse vendido a ninguém.
Antes disso, era uma tradição que os carros fossem vendidos quando as temporadas acabassem. Diferentemente do que acontece hoje, as maiores equipes construiam até dez carros por ano, e era natural que sobrevivessem no fim do ano fossem vendidos para ajudar a financiar a temporada seguinte. A McLaren não era exceção — até 1981.
“Desde então, nenhum MP4 foi parar no mercado aberto”, diz Ian Gosling, um dos responsáveis por cuidar dos carros do Unit 2. “MP4″ é a designação dos carros feitos depois de 1981, e significa “Marlboro Project 4″, união do patrocinador da equipe na época e do nome da equipe que Ron Dennis pretendia formar antes de assumir a McLaren.
Fora os carros que estão expostos em museus ou em eventos, todos os carros usados pela McLaren na Fórmula 1 nos últimos 33 anos, estão no depósito secreto da McLaren — bem como vários jogos de pneus, peças e até mesmo as ferramentas usadas pela equipe ao longo do tempo. Os carros que não estão lá podem ser vistos na exposição permanente que fica no circuito de Donington e no McLaren Technical Centre — este sim um edifício majestoso, que a companhia exibe com orgulho.
Há quase 50 carros no galpão. E, como é um lugar que não costuma ser limpo com muita frequência, encontramos uma grossa camada de poeira sobre o chão descascado e nas capas plásticas que cobrem alguns dos carros — todos eles com seus narizes removidos e pendurados na parede.
No depósito, que “funciona” desde 1997, é possível ver a evolução das cores e formas dos carros de Woking, do branco-e-vermelho da Marlboro, passando pelos monocromáticos West, até o prata-e-vermelho da Vodafone. Entre os modelos históricos, estão o MP4-18, que jamais correu por problemas no desenvolvimento, e o MP4/8B, protótipo com motor V12 Lamborghini testado por Ayrton Senna em 1993.
Entre as pouquíssimas vezes em que o local foi aberto, Lewis Hamilton e Jenson Button visitaram o local para conhecer o MP4/4 de Ayrton Senna, usado pelo tricampeão em 1988 quando para conquistar seu primeiro título da Fórmula 1. Provavelmente eles chegaram vendados no depósito – então nem adianta perguntar a eles onde exatamente fica o local.
Os únicos registros em fotos são estas imagens feitas pelo fotógrafo Darren Heath, que capturam muito bem a atmosfera nostálgica do Unit 2. Confira algumas fotos do depósito dos carros de corrida da McLaren — sabe-se lá quando serão feitas mais fotos.
Fonte: Flatout
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO: